domingo, 13 de outubro de 2013

A SÍNDROME COSTA CONCÓRDIA.A PATOLOGIA DO SUBJUGADOR

As causas que levaram o navio de passageiros Costa Concórdia a encalhar próxima a ilha Isola del Giglio: arrogância e o exibicionismo.
O incidente, além destas duas, somaram-se outras, todas depreciativas, na pessoa do capitão.
Excesso de confiança, a fanfarrocine, o desrespeito às mais elementares regras náuticas, ações despropositadas e finalmente a falta do senso da responsabilidade com a vida alheia levaram à rota do desastre.
Tudo com o propósito exibicionista.

E, não é a arrogância e o exibicionismo – aqui: a exibição de qualidades ou de poderes ilegítimos - uma característica de personalidades corrompidas?
A síndrome Costa Concórdia.

Na governança, o exibicionismo dos poderes do Estado, como se seus fossem: quando o detentor deste poder nem sequer imagina a responsabilidade que lhe é imposta; que deve respostas e obrigações pelo uso das prerrogativas do cargo; e ainda as usa em benefício próprio, para a projeção do seu nome ou do seu projeto doutrinário, não constituem atos de arrogância?

O “Bolsa Família”, não é o uso dos bens do Estado, arrecadados, retirados da circulação do meio produtivo da Nação em beneficio de um projeto de alienação doutrinária?  
É alienação sim, pois nos moldes que o programa é aplicado, cria o hábito do ócio; a cultura da esmola subjuga as qualidades inerentes do bom caráter.

O espírito Cristão, e do misericordioso, da esmola, aquele que doa não exibe, e quem recebe, se esforça para não necessitar mais da ajuda, pereceu diante da monstruosa e insana patologia.
O recrudescimento do analfabetismo?
O retorno da inflação?

Síndrome!

Sim, é o exibicionismo do poder arrogante, visando o despotismo.
É o canto da sereia para os incautos e incultos.
É a síndrome do Costa Concórdia.

É o subjugador capitaneando a nação rumo à Isola del Giglio.

Nenhum comentário: